PROPOSTA VERDE

O tráfico de drogas vem aterrorizando a nossa sociedade a algumas gerações, inserindo violência, transformando jovens com futuros brilhantes em vítimas desse funesto comércio ilegal. Mas a sociedade nem sempre viveu aterrorizada com esse tipo de crime. Embora o uso de drogas seja quase tão antigo quanto à própria humanidade elas só foram proibidas a cerca de cem anos atrás. Proibição que se deu muito mais como forma de controle social que por questões de saúde. A maior prova disso é o descaso com os usuários de drogas, pois eles não têm acesso a um tratamento decente no serviço público de saúde e são tratados pela lei como criminosos apenas por usarem uma substância proibida, mesmo que não estejam causando danos a qualquer outra pessoa que não sejam a eles mesmos.

Os usuários não são as únicas vítimas desse crime criado pela proibição das drogas. Os pequenos traficantes são em sua maioria jovens pobres que moram em favelas e não têm acesso aos direitos fundamentais garantidos a todo cidadão como hospitais, escolas, acesso a prática de esportes, nem esperanças de emprego digno e um salário humano. Esses jovens veem no tráfico uma forma de ganhar um bom dinheiro e respeito na localidade onde moram.

Precisamos derrubar a atual política repressiva, pois além de não coibir o consumo das drogas ilícitas, gera um mercado negro violento que funciona para a perseguição da pobreza e não só cria pequenos infratores como posteriormente, graças ao nosso sistema penitenciário defazado, transforma muitos destes em bandidos perigosos.

Vemos constantemente a polícia prender jovens encontrados geralmente desarmados, vendendo pequena quantidade de droga, enquanto os verdadeiros traficantes e interessados no tráfico permanecem gozando da impunidade.

Podemos concluir que se a repressão as drogas não cessar, continuaremos pagando um preço altíssimo em vidas humanas e famílias destruídas, vítimas dos efeitos dessa guerra onde a classe menos favorecida financeiramente é a maior vítima.

Acreditamos que se todo o dinheiro e esforços investidos na guerra contra a venda e o consumo de drogas forem convertidos em políticas de prevenção, conscientização e em acompanhamento para as pessoas que desenvolvam problemas relacionados ao consumo, podemos assim reduzir com muito mais eficácia os danos causados pela presença das drogas na sociedade moderna.